Relacionamento

3 boas razões para manter um relacionamento e 3 para pensar melhor sobre ele

holding-hands-1149411

Você está em um relacionamento e percebe que estão enfrentando dificuldades, mas não sabe se isso é natural ou se é um sinal de que deve repensar a relação? Preparei pra você três indícios de que ainda pode valer a pena continuar investindo apesar das dificuldades, e outros três de que pode ser o momento de acender o sinalzinho amarelo e começar a repensar se ainda vale a pena vocês estarem juntos.

Bons sinais:

  • Os momentos de satisfação superam os momentos de insatisfação: apesar de todos os percalços, os momentos de satisfação superam os de insatisfação em termos de qualidade, principalmente. Então, por mais que vocês estejam tendo atritos, existem os momentos entre um atrito e outro em que vocês conseguem retornar para um estado de paz e se sentem plenamente felizes na companhia um do outro. É como se ainda existissem “ilhas de salvação” no relacionamento, seguras e firmes, para onde vocês vão e conseguem descansar juntos. Quanto maior for o tamanho dessas ilhas, melhor. Significa que o relacionamento já tem alguma base sólida e importante. Vocês podem fazer com que essas ilhas cresçam com o tempo até formar um país!
  • Você admira muito essa pessoa: a pessoa com quem você está se relacionando tem qualidades realmente especiais pra você, e você consegue citar uma a uma. Se vocês não perderam a admiração, isso é um ótimo sinal. Porém, se não conseguir encontrar essas qualidades, ou se as qualidades que ela tem não são as que você considera como essenciais, pode ser o momento de pensar se essa é uma pessoa com quem vale a pena você continuar junto. Se você não sabe quais qualidades considera como essenciais em alguém, comece a elegê-las, pois será muito importante ter isso como bússola.
  • Você consegue enxergar um futuro com ela: você consegue se imaginar daqui a algum tempo, e até daqui a alguns anos, com essa pessoa. Conseguir visualizar ela nos seus planos –  mesmo que você não saiba se eles irão acontecer, ou não tenha certeza se eles vão dar certo – é um ótimo sinal. Provavelmente, você percebe uma boa parceria nele(a), entre outras qualidades.

Maus sinais:

  • Você sente que a presença daquela pessoa pesa pra você: seu relacionamento não tem “ilhas de salvação”. É como se você nadasse, nadasse e ficasse sem rumo e sempre cansado(a). Quando você encontra com essa pessoa, sente o peito ficar pesado como se dissesse pra si mesmo: “Affe, que saco essa pessoa…”. Após passar um tempo com ela, sente que sua energia se esvaiu. Se todos os encontros com essa pessoa te causam essas sensações, isso é um mau sinal.
  • Estar com aquela pessoa está interferindo em outros aspectos da sua vida que você gostaria que estivessem evoluindo: você tem a sensação de que está “abortando” uma área da sua vida ou um plano seu que é muito importante pra você enquanto está com aquela pessoa. Você não consegue se imaginar sendo incentivado/acompanhado por essa pessoa durante a realização desse plano, e muito menos consegue inclui-la nele. É uma sensação como se você estivesse perdendo algo seu – ou até mesmo se perdendo de si mesmo – para estar com ela. Um relacionamento com boas chances de progredir é aquele onde estar com o outro não é sinônimo de “sobreviver”, e sim de viver plenamente! Você sente que a outra pessoa soma algo a você, e não que está perdendo alguma coisa. Fique atento se você sente que está perdendo.
  • Você sente como se o seu relacionamento diminuísse a sua autoestima: estar nesse relacionamento significa o tempo todo ficar dizendo para si mesmo (a) “Por que estou com ele (a)?”, “Me sinto um(a) idiota estando com essa pessoa”, “Como permito que ele(a) faça isso comigo?” Ou então, simplesmente a presença dessa pessoa te faz sentir-se diminuído, sem valor. Acumulam-se mágoas. Parece que o seu corpo fica te enviando sinais de que não é bom estar ali, em forma de angústias e tristezas, e você fica insistindo na relação – o que acaba te fazendo sentir-se mal consigo mesmo (a). Esse também é um forte indício de que a relação pode estar com o prazo de validade vencido, pois o desconforto está muito grande pra você. Questione-se: “Para quê eu ainda permaneço nessa relação tão destrutiva pra mim?” “Quais estão sendo os ganhos?” “E as perdas?” “Qual é o preço que eu pago estando nessa relação?” E, principalmente: “Quais são os medos que eu tenho com relação a uma possível separação?” Cuidar de você é muito mais importante do que permanecer em um lugar aonde dói estar ali, por medo do desconhecido ou pelo medo do sofrimento. Lembre-se de que, se você se identificou com este item, você provavelmente sofre constantemente por estar com essa pessoa.

Espero ter te ajudado a promover reflexões com esse texto. Lembre-se: não existem regras, nem certo e errado. Avalie e reavalie quantas vezes forem necessárias. Só você sabe o que está vivendo, portanto só você pode tomar as melhores decisões, se assim desejar.

Um abraço!

Elisa

2 comentários em “3 boas razões para manter um relacionamento e 3 para pensar melhor sobre ele

  1. Maravilhoso o texto, Elisa!!!! Como vc está madura como pessoa e como profissional, minha amiga!!!! Fico mto feliz e orgulhoso de vc!!!! Parabéns!!! Bjsbjsbjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s