Livros

Aqui você encontra dicas de livros interessantes sobre o tema dos relacionamentos.

 

Ame e não sofra – como aproveitar plenamente a vida a dois (Walter Riso)

ame_e_nao_sofra

Recomendo muito a leitura desse livro para aqueles que desejam buscar formas mais sadias de amar. Aqui, o autor coloca que existem pelo menos três tipos de amor – eros, philia e ágape – e que para uma relação ser saudável ela deve ter estes três tipos de uma forma equilibrada. Riso expõe quais são os efeitos negativos quando há a falta ou excesso de cada tipo de amor, provocando desequilíbrio, e coloca soluções para cada um deles. Mas esta é apenas uma pequena parte de tudo o que o livro tem a acrescentar.  Vale muito a pena a leitura!

Retirei a foto deste link aqui, e também sugiro clicar nele para ter um gostinho do livro: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/09/1511629-leia-trecho-de-ame-e-nao-sofra.shtml

As 5 linguagens do amor – como expressar um compromisso de amor ao seu cônjuge (Gary Chapman)

as5linguagens

Nesse livro, o autor desvenda e descreve cinco linguagens do amor. Segundo ele, cada um de nós possui uma linguagem que é a nossa preferida para não apenas expressar, receber o amor de alguém também. Dessas cinco, uma seria a nossa principal linguagem. Gary fala que existe um problema que é muito sério e muito frequente entre os casais: quando um fala uma linguagem diferente do outro e, portanto, não se sente amado – mesmo quando o outro sente que se esforça. Como resolução, ele propõe que um precisa aprender a falar a linguagem do amor do outro, para que ambos se sintam amados e satisfeitos na relação. Esse é um livro que eu recomendo muito para quem está em um relacionamento, mas os solteiros que pretendem desenvolver uma relação também se beneficiarão ao descobrirem qual é a sua linguagem do amor.

A arte de amar (Erich Fromm)

aartedeamar

Um livro pequeno, mas de grande valor. Nele, Erich Fromm expõe sua teoria de que o amor é uma arte que precisa ser aprendida ao longo da vida. Para ele, saber amar não é uma atividade que nasce com o ser humano e que todos sabem fazer – é preciso aprender a amar, e isso exige prática e concentração. Nem todos estão dispostos a desenvolver esta capacidade. “O amor é constituído por maturidade, autoconhecimento e coragem”, aponta Fromm. O autor aborda o amor em diversos aspectos: não apenas o amor romântico, mas também o amor dos pais pelos filhos, entre irmãos, o amor erótico, o amor próprio e o amor a Deus. Leitura valiosa!

Amar ou depender? – Como superar a dependência afetiva e fazer do amor uma experiência plena e saudável (Walter Riso)

amar_ou_dependerNovamente, recomendo um livro do Walter Riso. Neste livro, ele fala sobre a dependência afetiva e diferencia o apego excessivo (que leva ao sofrimento e provoca danos à auto-estima) do amor saudável (que gera alegria e prazer). Explorando em detalhes o limite entre estas duas formas de vivenciar o relacionamento, o autor coloca que a cura está ao alcance de todos e convida o leitor para este novo caminho.