Terapia de Casal

“Para quê fazer a terapia de casal?” – Você deve estar se perguntando se o seu relacionamento “tem jeito” ou não. A terapia de casal pode ajudar de diversas formas, dependendo muito da demanda e da situação de cada casal. Exemplos: através da terapia, 1) o casal pode esclarecer se ainda desejam estar juntos ou se não; 2) pode ajudar o casal a recuperar uma relação desgastada, a superar obstáculos, lidar com “traumas” passados da relação; 3) pode ajudar o casal a reduzir as brigas e facilitar o fluxo dos afetos; 4) pode ajudá-los, inclusive, a passar por um processo de separação de uma forma menos dolorosa e mais reparadora (a chamada “terapia do divórcio”). Como você pode ver, dei aqui diversos exemplos de caminhos possíveis, que serão delineados por você e o seu par, auxiliados por mim, a terapeuta.

Portanto, a terapia de casal não vem com a promessa de “recupero seu relacionamento em 3 dias”! Vou ser sincera com você aqui de que meu único objetivo é o de que vocês fiquem bem, juntos ou separados. Trazer saúde emocional, trazer um norte, um caminho e, sim, a cura de vocês dentro desse relacionamento. Vamos olhar juntos o que vocês buscam nessa terapia e mãos à obra!

Como funciona?

A terapia de casal é composta por sessões quinzenais onde trabalharemos as questões emergentes do casal. São propostas atividades que facilitam a comunicação do casal e ampliam a consciência de cada membro sobre o que está acontecendo com eles nas situações e temas colocados em cada sessão. Serão tratados os obstáculos e dificuldades emocionais que podem estar ali influenciando a relação entre seus membros, podendo vir do passado ou estarem surgindo no presente. Um casal é composto indiretamente pelo “casamento entre duas famílias”, sendo muito comum que os conflitos e dificuldades emerjam dos problemas para estabelecer acordos entre o que cada um “herdou” da sua família de origem: suas “leis” internas, padrões, maneiras de se organizar, papéis sociais aprendidos, etc. Fazer terapia de casal é mais do que cuidar da relação: é conhecer a si mesmo, sua própria história, para poder se relacionar com o outro.